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Sem fronteiras: Energisa investe em internet via satélite para atendimento rural

Mato Grosso, com 900 mil km² e baixa densidade demográfica, enfrenta desafios de cobertura de telefonia celular e rádio em áreas rurais – cerca de 10% do ...

Sem fronteiras: Energisa investe em internet via satélite para atendimento rural
Sem fronteiras: Energisa investe em internet via satélite para atendimento rural (Foto: Reprodução)

Mato Grosso, com 900 mil km² e baixa densidade demográfica, enfrenta desafios de cobertura de telefonia celular e rádio em áreas rurais – cerca de 10% do território nacional. Para superar esses obstáculos e garantir comunicação eficiente entre equipes em campo e o centro de operações, a Energisa investiu em satélites de baixa órbita, para assegurar atendimento rápido e seguro tanto para os clientes quanto para os colaboradores. Sem fronteiras: Energisa investe em internet via satélite para atendimento rural Assessoria Mais de 88% das redes do estado estão na zona rural com diversos desafios de atendimento para solucionar problemas e criar soluções. A longa extensão territorial e a geografia complexa do estado, possui áreas que inclui florestas densas e relevo acidentado, dificulta a cobertura dos sistemas tradicionais de comunicação. “Em muitas áreas, não há sinal de celular nem cobertura de rádio suficiente para que nossas equipes possam se comunicar diretamente com o centro de operações. Com essa tecnologia, as equipes podem falar com a central sem precisar se deslocar até um ponto onde haja sinal de rádio ou celular, o que antes era obrigatório para tomada de decisões rápidas”, explica Murilo Castilho da Silva, coordenador do centro de operações integrado. Com a utilização da internet via satélite, a comunicação passou a ser em tempo real e com alta velocidade, mesmo em áreas mais isoladas, algo primordial para o atendimento aos clientes das áreas rurais. “A comunicação efetiva é fundamental não só para a rapidez no restabelecimento do fornecimento, mas também para a segurança da população e dos nossos colaboradores no campo”, completou. Antes da aquisição da internet via satélite, os técnicos precisavam percorrer longas distâncias até pontos de comunicação, às vezes improvisando com redes Wi-Fi de fazendas ou consumidores locais para se conectar com o centro de operação. Com a nova tecnologia, a comunicação é contínua e está disponível em 100% do território estadual, o que acelera a tomada de decisões e a recomposição do serviço para os clientes. “Em situações emergenciais, como quedas de energia causadas por postes danificados, por exemplo, os operadores conseguem orientar remotamente a equipe para que organize o cenário com segurança, solicitando reforços e recursos adicionais quando necessário, antes mesmo da chegada de equipes mais pesadas para o reparo”, finalizou.