Índia enviará investigadores aos EUA para analisar dados de queda de avião da Air India, diz Bloomberg
Air India: Botão que corta combustível tem 'trava' que impede acionamento acidental A Índia vai enviar investigadores aos Estados Unidos na próxima semana p...
Air India: Botão que corta combustível tem 'trava' que impede acionamento acidental A Índia vai enviar investigadores aos Estados Unidos na próxima semana para revisar, junto ao National Transportation Safety Board (NTSB), os dados do avião da Air India que caiu em junho deste ano, segundo reportagem da Bloomberg News publicada neste sábado (6). A delegação deve levar aos norte-americanos informações já extraídas das caixas-pretas, como registros do gravador de voz da cabine e do gravador de dados de voo. A viagem ocorre em meio a uma investigação marcada por pontos ainda sem resposta, sobretudo a respeito do corte de combustível que derrubou o Boeing 787-8 Dreamliner segundos após a decolagem do aeroporto de Ahmedabad. A tragédia deixou 260 mortos, incluindo 29 pessoas que estavam em solo. Apenas um passageiro sobreviveu. O que já se sabe sobre o acidente Um relatório preliminar, divulgado em julho, apontou que os interruptores que controlam o fornecimento de combustível dos dois motores foram movidos da posição “run” (ligado) para “cutoff” (corte) apenas três segundos após a decolagem — uma ação considerada extremamente improvável de ocorrer por engano, já que os botões têm travas de segurança. Esses dispositivos foram religados segundos depois, mas a aeronave já havia perdido potência. O avião caiu ao atingir cerca de 198 metros de altitude, e bateu em um alojamento de faculdade de medicina em uma área residencial. Foto mostra destroços do avião da Air India que caiu logo após decolar Reuters/Amit Dave Conversas na cabine levantam dúvidas Gravações da caixa-preta reveladas pelo Wall Street Journal mostram que o copiloto questionou o comandante sobre o motivo do corte de combustível. Segundo fontes da investigação, o copiloto demonstrou pânico, enquanto o comandante manteve postura calma. O relatório, porém, não transcreve a conversa completa, nem identifica quem fez a pergunta “por que você desligou?”. Especialistas consideram essa omissão “totalmente inaceitável”. Quem eram os pilotos O comandante Sumeet Sabharwal tinha mais de 15,6 mil horas de voo e também atuava como instrutor na Air India. Já o primeiro oficial, Clive Kunder, somava pouco mais de 3,4 mil horas e era o responsável pelo comando ativo da aeronave no momento da decolagem. Como piloto monitor, Sabharwal tinha maior liberdade para operar sistemas da cabine, incluindo os interruptores de combustível. Hipótese de falha mecânica foi descartada A análise dos destroços indicou que: os motores funcionavam normalmente antes do corte; havia combustível suficiente; os flaps estavam configurados para decolagem. Nenhuma recomendação foi feita à Boeing ou ao fabricante dos motores — sinal de que não houve falha técnica. VERSÃO FINAL - USAR ESSA - Infográfico mostra detalhes da queda do avião Boeing 787-8 da Air India ocorrida em 12 de junho — Foto: g1 Editoria de Arte As perguntas que ainda não têm resposta A investigação ainda precisa esclarecer: Por que o combustível foi cortado? Não se sabe se foi uma ação proposital ou erro humano. Especialistas dizem que é improvável que tenha sido acidental. O que aconteceu na cabine entre o corte e o religamento? O relatório não detalha esse intervalo crítico. Como estavam os motores antes do corte? Essa informação não aparece no documento preliminar. Qual foi o diálogo completo entre os pilotos? A transcrição não foi divulgada. O relatório também foi criticado por ser “seletivo” e omitir dados importantes. As suspeitas sobre o corte de combustível reacenderam a discussão sobre instalar câmeras de vídeo nos cockpits. Defensores afirmam que imagens ajudariam a preencher lacunas deixadas por gravadores de voz e dados. Oponentes alertam para riscos de privacidade, possibilidade de vazamentos e uso disciplinar das imagens. Cronologia dos últimos segundos do voo AI-171 13h38:39 — Decolagem em Ahmedabad. 13h38:42 — Botões de combustível são colocados em cutoff. 13h38:47 — Turbina de emergência (RAT) é acionada. 13h38:52 — Religado o combustível do motor 1. 13h38:56 — Religado o combustível do motor 2. 13h39:05 — Um dos pilotos declara emergência (“Mayday”). 13h39:11 — Gravadores param, compatível com o momento do impacto. Investigação indica que combustível do avião da Air India que caiu foi cortado Próximos passos da investigação Segundo a Bloomberg, o encontro com o NTSB deve focar na validação dos dados brutos das caixas-pretas e na discussão sobre as lacunas do relatório preliminar. A Reuters afirma que não conseguiu confirmar o relato de forma independente. A Air India possui 33 aeronaves Boeing 787-8 Dreamliner, todas submetidas a inspeção após o acidente. Ainda não há previsão para o relatório final. Hipóteses para a queda do avião da Air India