cover
Tocando Agora:

Ney Matogrosso vive um consagrador 2025 e volta a estádio de SP com show que coroa o ano de aclamação popular

Ney Matogrosso faz show no estádio paulistano Allianz Parque em 21 de dezembro Bob Wolfenson / Divulgação ♫ ANÁLISE ♬ É fato que Ney Matogrosso viveu u...

Ney Matogrosso vive um consagrador  2025 e volta a estádio de SP com show que coroa o ano de aclamação popular
Ney Matogrosso vive um consagrador 2025 e volta a estádio de SP com show que coroa o ano de aclamação popular (Foto: Reprodução)

Ney Matogrosso faz show no estádio paulistano Allianz Parque em 21 de dezembro Bob Wolfenson / Divulgação ♫ ANÁLISE ♬ É fato que Ney Matogrosso viveu um ano consagrador em 2025. Mas esse fato nem chega a ter o frescor de uma notícia porque o cantor tem vivido anos consagradores nos últimos tempos. Aos 84 anos, completados em 1º de agosto, Ney esbanja espantosa vitalidade em cena e fora dela. De todo modo, a volta do artista ao estádio paulistano Allianz Parque – com espetáculo programado para 21 de dezembro – coroa um 2025 realmente especial. A diferença deste ano para os outros não está na agenda do cantor, sempre cheia desde que a turnê Bloco na rua estreou em janeiro de 2019. Desde então, o cantor somente saiu de cena quando o isolamento social imposto pela pandemia de covid-10 paralisou as agendas de todos os artistas, deslocando as apresentações para a esfera virtual. O diferencial de 2025 para Ney reside no sucesso extraordinário da cinebiografia Homem com H. Um dos blockbusters do cinema brasileiro em 2025, o filme do diretor Esmir Filho pôs em foco a luta contínua de Ney Matogrosso pela liberdade. A liberdade pessoal – defendida entre tapas com o pai já na infância – e a liberdade artística, esta preservada desde que entrou em cena em 1973 com a disposição de jamais fazer Arte em nome do dinheiro. Ney Matogrosso nunca empunhou bandeiras porque ele é a própria bandeira. E o Matogrosso sempre soube dar a privacidade necessária ao Ney de Souza Pereira, o cidadão que rasga a fantasia do cantor assim que sai do palco. Pereira é o homem comum, mas um homem com H, porque, longe dos holofotes, mantém a firmeza da postura do Matogrosso. Ney Matogrosso é o tipo de muita gente. Mas ele próprio nunca fez tipo diante da mídia. Disse e cantou somente o que quis. Agora, no show do Allianz Parque, a turnê Bloco na rua ganhou um subtítulo, Homem com H, para conectar o público ao filme com o qual novas gerações descobriram a voz e a força de Ney. É quase certo que, desta vez, Ney inclua no roteiro o sucesso forrozeiro intitulado Homem com H. Lançada pelo trio Os 3 do Nordeste em 1974, a música de autoria de Antonio Barros (1930 – 2025) – compositor falecido em abril aos 95 anos – se tornou um emblema na voz metálica de Ney Matogrosso desde que foi regravada por ele em álbum de 1981. Com o canto de Ney, Homem com H virou a carta de princípios de um artista que sabe e faz somente o que quer. O público detecta em cena essa sinceridade, a autenticidade de um artista que nada deve a ninguém. É por isso (também) que Ney Matogrosso sairá de 2025 tendo vivido mais um ano consagrador, em aclamação que certamente se estenderá por 2026, ano dos 85 anos do artista, e por 2027, 2028, 2029..